Histórias de Moradores de São Miguel Paulista

Esta página em parceria com o Museu da Pessoa é dedicada a compartilhar histórias e depoimentos dos Moradores do bairro.


História da Moradora: Vera Lucia Rodrigues dos Santos
Local: São Paulo
Ano: 05/05/2004




História de Vida

Sinopse:

Vera Lúcia Rodrigues dos Santos compara os bairros de São Miguel Paulista e Itaquera, que conhece muito bem. Para ela, São Miguel não evoluiu, o bairro está abandonado, há muitas invasões, enquanto Itaquera cresceu bastante, não tem invasões, e seus conjuntos habitacionais são legalizados. Como transporte, ela ressalta o trem/ metrô. Entre as opções de lazer, ela prioriza o Teatro Municipal, museus, cinemas, shoppings, e principalmente áreas verdes, como o Parque Ecológico do Tietê e o Jardim Zoológico. Ela apoia as festas comemorativas dos 450 anos de São Paulo, e sua mensagem para os paulistanos é que cuidem mais da cidade.

História

Identificação
Meu nome é Vera Lúcia Rodrigues dos Santos, nasci em São Paulo, no dia 27 de dezembro de 1973, em São Miguel Paulista. Mas a maior parte da minha vida passei em Itaquera.

Infância
A minha infância foi muito difícil, porque a família é muito grande. Somos sete irmãs, tudo mulher, eu sou a mais velha. Eu tive de parar de estudar com 16 anos, porque meus pais se separaram e precisei ajudar a cuidar das minhas irmãs, que ajudei a criar. Tive que parar o estudo... a dificuldade financeira, minha mãe sozinha trabalhando, não estava dando. Parei mais por isso mesmo. Minha infância foi ajudar a criar minhas irmãs, como eu disse.

Trabalho
Trabalho no Centro, na Avenida Paulista. A rotina é difícil, cansativa. Eu saio às 5 horas de casa, volto às 7 horas da noite. Fico o dia todo na rua. Chego em casa e ainda vou para o curso à noite. Volto às onze e meia, meia noite todo dia, muito cansativo. Pego duas conduções para ir, duas para voltar e mais uma para ir embora do curso, são três.

Transformações urbanas
Em São Miguel não teve muita diferença não, mas Itaquera evoluiu, cresceu bastante. Lá tem aquele trem expresso, trem-metrô, que se fala. Em São Miguel não tem nada, está abandonado, faltando muita coisa. Em Itaquera tem muitos conjuntos habitacionais, todo mundo está legalizado lá, os terrenos que tinha. Onde eu moro é invasão, não tem nada legalizado. Se eu pudesse escolher, eu voltaria para Itaquera.

Aniversário da cidade
Eu acho legal essas festas, comemoração. Deveria ser... nem sei, é feriado? Feriado. Então eu acho legal as comemorações, gostaria de participar das festas.

Lazer
Sempre que eu posso vou em museu, teatro, vou em cinema. Procuro conhecer lugares diferentes. Eu já fui no Teatro Municipal, fui na Via Funchal. Fui em teatros e cinemas, bastante teatro, vou sempre passear no Shopping. Mas eu gosto mais de áreas livres, assim, Parque Ecológico, Jardim Zoológico. Costumo freqüentar o Parque Ecológico do Tietê.

Auto-retrato
Hoje eu mudei bastante. Eu sou, como eu posso dizer? Uma pessoa confiante, estou trabalhando. Eu não casei ainda porque quero reconstituir a minha vida financeira. Quero estudar, trabalhar muito, quero chegar até a faculdade. Estou trabalhando e fazendo um curso de enfermagem Na faculdade quero me especializar em pediatria, porque eu adoro criança. É o meu sonho. E eu luto, corro atrás... corro atrás.

Mensagem aos paulistanos
Digo para todo mundo cuidar... ter cuidado com São Paulo, cuidar das áreas verdes, economizar água para evitar o racionamento. Isso. Todo mundo tem que se cuidar.

  Sobre o EncontraSãoMiguelPaulista
Fale com EncontraSãoMiguelPaulista
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra São Miguel Paulista no Facebook siga o Encontra São Miguel Paulista no Twitter Encontra São Miguel Paulista no Google+


Termos EncontraSãoMiguelPaulista | Privacidade EncontraSãoMiguelPaulista